Reprodução/X
Relator do PL, deputado Paulinho da Força, diz que proposta solta 'todo mundo'
O projeto da anistia será colocado em pauta hoje na Câmara dos Deputados, após acordo firmado na reunião de líderes, e deve se tornar um dos debates mais tensos do dia. Em conversa com o ICL Notícias, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) detalhou o conteúdo de seu relatório e afirmou que o texto oferece uma saída ampla para todos os condenados pelos ataques de 8 de janeiro, além de reduzir drasticamente a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
Paulinho explica que sua proposta estabelece novos critérios que resultam na soltura de todos os presos relacionados ao caso, inclusive aqueles monitorados por tornozeleira eletrônica. Segundo ele, o impacto da dosimetria é imediato e alcança todos os condenados: “O meu relatório solta todas as pessoas que foram presas no dia 8 de janeiro. As pessoas estão de tornozeleira. E, além disso, reduz as penas de todos, inclusive do Bolsonaro”.
O deputado destacou que a readequação das penas tem efeito direto sobre a condenação de Jair Bolsonaro. Pelos cálculos apresentados, a atual pena de 27 anos e três meses seria reduzida para dois anos e quatro meses.
Durante a conversa, Paulinho sintetizou o alcance de sua proposta ao afirmar: “Eu só não chamo de anistia, mas libera todo mundo.”
O deputado sustenta que a resistência do Partido Liberal (PL) tem travado o andamento da matéria. Segundo ele, o partido insiste em rejeitar o relatório na tentativa de impor uma anistia ampla e irrestrita. “Quem está deixando as pessoas presas hoje é exatamente a intransigência que o PL tem ao meu relatório. Se eles toparem votar, nós vamos votar sem nenhum problema”.
Hugo Motta está disposto a pautar e votar o texto hoje. O impasse, no entanto, segue concentrado no choque entre a dosimetria defendida pelo relator e a pressão do PL por uma solução que se aproxime de uma anistia total e seja ainda mais abrangente.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.